Folha de S. Paulo


Aécio diz que investigação mostrará falsidade de acusações de Delcídio

Moacyr Lopes Junior/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL. 08.03.2016. O senador Aecio Neves e a lideranca nacional do PSDB ao conversarem com jornalistas em entrevista coletiva, no Palacio dos Bandeirantes, apos reuniao para decisao de uniformizar a postura do partido nas proximas semanas em relacao a crise politica. (Foto: Moacyr Lopes Junior/Folhapress, PODER). ***EXCLUSIVO***
O senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) defendeu o pedido de abertura de inquérito contra ele enviado nesta segunda (2) pelo Ministério Público ao STF (Supremo Tribunal Federal) e disse ter "convicção de que as investigações deixarão clara a falsidade das citações feitas".

As solicitações de inquéritos têm por base a delação do senador Delcídio do Amaral (ex-PT-MS). Além de Aécio, há outros pedidos que atingem a cúpula do PMDB, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, ex-tesoureiro da campanha presidencial de Dilma Rousseff, e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Em nota, o presidente nacional do PSDB afirmou considerar "natural e necessário que as investigações sejam feitas, pois irão demonstrar, como já ocorreu outras vezes, a correção da sua conduta".

"Quando uma delação é homologada no Supremo Tribunal Federal, como ocorreu com a delação do senado Delcídio do Amaral, é natural que seja feita a devida investigação sobre as declarações dadas. Por isso, na época, o senador defendeu publicamente que fossem abertas investigações sobre as citações feitas a seu nome", afirma o texto enviado à imprensa.

Caso o ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato, determine a abertura dos inquéritos, Aécio passará a ser oficialmente investigado em desdobramentos da operação. São duas linhas de apuração contra o senador: a primeira, uma suspeita do recebimento de propina de Furnas, e outra, a acusação de que maquiou dados do Banco Rural para esconder o mensalão do PSDB.

Segundo a nota, "trata-se de temas antigos, que já foram objetos de investigações anteriores, quando foram arquivados, ou de temas que não guardam nenhuma relação com o senador".

"Como o próprio senador Delcídio declarou recentemente, as citações que fez ao nome do senador Aécio foram todas por ouvir dizer, não existindo nenhuma prova ou indício de qualquer irregularidade que tivesse sido cometida por ele".

O texto destaca que o senador "reitera o seu apoio à operação Lava Jato".


Endereço da página:

Links no texto: