Folha de S. Paulo


Ex-secretário-executivo de Pimentel vai assumir Ministério do Turismo

Lula Marques - 16.out.12/Folhapress
BRASÍLIA, DF, BRASIL, 16-10-2012, 12h40: Secretário Executivo do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Alessandro Teixeira, durante entrevista para a Folha no ministerio. (Foto: Lula Marques/Folhapress, PODER) ***ESPECIAL***ENTREVISTA DE SEGUNDA***EXCLUSIVA***
Alessandro Teixeira quando era secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento

Ex-secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alessandro Teixeira vai assumir o Ministério do Turismo do governo Dilma Rousseff, vago desde a saída de Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

Filiado ao PT e aliado da presidente desde a militância política da petista no Rio Grande do Sul, Teixeira assume uma cadeira na Esplanada após ter sido cotado para o próprio MDIC, no primeiro mandato de Dilma, e para a Secretaria de Micro e Pequena Empresa, que acabou ficando com Guilherme Afif Domingos.

Teixeira era o número dois de Fernando Pimentel no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, mas os dois se desentenderam por diversas vezes e, em 2013, o mineiro pediu autorização a Dilma para demitir o secretário-executivo. A presidente relutou, já que era amiga próxima de ambos, mas não conseguiu reverter o quadro, visto que os dois nem mesmo se reuniam mais para tratar de assuntos da pasta, tamanho era o desgaste.

Dilma então abrigou Teixeira dentro do Palácio do Planalto, como assessor especial da Presidência e, na campanha para a reeleição da presidente, em 2014, ele foi um dos coordenadores do programa de governo da petista, ao lado de Marco Aurélio Garcia.

Na disputa de 2010, o gaúcho também havia participado da elaboração do documento.


Endereço da página:

Links no texto: