Folha de S. Paulo


Sessão de discussão do impeachment foi a mais longa da história

As 42 horas e 47 minutos da sessão de discussão do impeachment de Dilma Rousseff representam a mais longa sessão da história da Câmara dos Deputados, aponta levantamento da Secretaria-Geral da Mesa.

Sem contar as quase 10 horas do processo de votação, neste domingo (17), a sessão de discussão representou quase o dobro da mais longa reunião parlamentar registrada até então, também histórica, conhecida como "A Noite da Agonia".

Realizada sem interrupção entre os dias 11 e 12 de novembro de 1823, no Rio de Janeiro, a sessão durou 27 horas e culminou na dissolução da Assembleia Constituinte, que pretendia aprovar texto retirando poderes de D. Pedro 1º.

Com tropas do monarca cercando o prédio e com artilharia apontada para o Parlamento, deputados constituintes acabaram saindo dali direto para a prisão.

Quase 193 anos depois, a sessão de discussão do impeachment de Dilma Rousseff começou às 8h55 de sexta (15) e se prolongou sem interrupção até as 3h42 da madrugada de domingo (17).

A terceira mais longa sessão da Câmara aconteceu em 2013, na votação da medida provisória dos Portos (22 horas e 27 minutos). A quarta colocada foi a surpreendente eleição de Severino Cavalcanti para a presidência da Câmara, em 2005 –17 horas e 15 minutos.


Endereço da página:

Links no texto: