Folha de S. Paulo


Jornal admite erro em caso de imposto de Joaquim Barbosa

Jorge Araujo/Folhapress
São Paulo (SP) 16 09 2014 Poder O ex-ministro do STF Joaquim Barbosa ante durante e depois da palestra tomando agua na 13ª edição do Congresso Internacional de Shopping Centers e Conferência das Américas, no Transamérica Expo Center. O tema da palestra foi
O ex-ministro do STF Joaquim Barbosa

O jornal "Miami Herald" retificou uma reportagem publicada no último dia 3 que afirmava que o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa havia deixado de pagar um imposto de um imóvel comprado nos Estados Unidos.

Em reportagem publicada na terça-feira (12), o jornal americano afirma que o cartório de Miami, onde se localiza o apartamento de Barbosa, errou ao deixar de registrar o valor do imposto na época da transação.

A responsável pelo órgão, Silene Souza, reconheceu o problema, disse que pagou a taxa novamente neste ano por precaução e que está verificando o que aconteceu.

A informação original errada, publicada também pelo UOL e reproduzida pela Folha, tinha sido divulgada na ocasião em que foram revelados os documentos conhecidos como Panamá Papers, que mostram a criação de empresas offshores pelo escritório Mossack Fonseca.

A reportagem do "Miami Herald" afirmava que não havia comprovação de pagamento no sistema do Registro Público de Miami de taxa de cerca de US$ 2.000 decorrente da compra de um apartamento de US$ 335 mil na Flórida.

A advogada que representa Barbosa em Miami, Diane Nobile, disse que o ex-ministro não tem nenhuma responsabilidade sobre o caso. Barbosa sempre negou que estivesse devendo impostos e afirmou que nunca houve notificação de cobrança.


Endereço da página:

Links no texto: