Folha de S. Paulo


Alckmin nomeia novo procurador-geral de Justiça de SP

Divulgação
Gianpaolo Poggio Smanio, promotor de Justiça de SP. Cedito: Divulgacao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Gianpaolo Smanio, nomeado procurador-geral de Justiça do Ministério Público de SP nesta quarta (13)

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) nomeou o procurador Gianpaolo Smanio procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo. A nomeação foi divulgada nesta quarta-feira (13). A cerimônia de posse será na sexta (15).

Smanio encabeçava a lista tríplice submetida ao governador no fim de semana –ele foi o mais votado na eleição interna do Ministério Público, realizada no sábado (9). Smanio teve 932 votos, contra 850 da segunda colocada, Eloisa Arruda. Em terceiro lugar ficou o procurador Pedro Juliotti, com 547 votos.

O novo procurador-geral substituirá Márcio Elias Rosa, cujo segundo mandato terminou no fim de semana. O mandato do chefe do Ministério Público é de dois anos.

PERFIL

Smanio era o candidato da situação, apoiado por Rosa. Com 28 anos de carreira no Ministério Público de São Paulo, foi subprocurador-geral de Justiça Institucional nos últimos dois anos. É natural de Campinas (SP).

Bacharel em Direito pela USP, mestre e doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC-SP, também foi secretário-geral do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).


Endereço da página:

Links no texto: