Folha de S. Paulo


Governador do Rio de Janeiro, Pezão dá início a tratamento contra câncer

Carlos Magno - 26.6.14/Divulgação
Rio de Janeiro, 26.06.2014. Governador Luiz Fernando Pezão na Assinatura de contrato de Microcrédito de nº 500, concedidos aos microempreendedores daquela Comunidade; Inauguração do posto de atendimento de Microcrédito da AgeRio; Lançamento do atendimento itinerante da AgeRio, que será prestado em micro ônibus doado pela MAM Latin America. Foto: Carlos Magno ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) em evento no Rio de Janeiro, com o prefeito Eduardo Paes

O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, 60, iniciou nesta manhã de sexta-feira (25) as sessões de quimioterapia para tratar de um linfoma. Pezão teve diagnosticado um linfoma não-Hodgkin anaplásico, de células T-ALK positivo, que se manifestou em duas vértebras de sua coluna vertebral. De acordo com a assessoria do governo do Rio, o governador reagiu bem ao procedimento realizado no quarto onde está internado no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, zona sul do Rio.

A partir de segunda (28), o governador se licenciará do cargo por, pelo menos, 30 dias. Durante o período em que estiver fora, o vice-governador Francisco Dornelles (PP), 81, assume o posto.

Logo no início da manhã desta sexta, o oncologista Daniel Tabak chegou ao hospital para iniciar o tratamento do governador. A quimioterapia será realizada pelos próximos seis ou oito meses. O procedimento consiste em três dias de procedimento quimioterápico e 18 de repouso, completando assim o que os médicos chamam de ciclos.

Esse primeiro procedimento do governador demorou pouco mais de duas horas. Nesta primeira sessão, ele foi acompanhado pelo seu médico, o cardiologista Cláudio Domênico.

"Graças a Deus, o tratamento é mais simples do que o nome complicado desse linfoma. Estou bem e bastante otimista e confiante", afirmou Pezão, em nota, divulgada por sua assessoria, após o término da primeira sessão de quimioterapia.

O governador Pezão está internado há 14 dias. Ele tem a expectativa de deixar o hospital na próxima terça (29), dia do seu aniversário.


Endereço da página: