Folha de S. Paulo


Lula cogita desistir de Casa Civil para ser articulador informal de Dilma

Pedro Ladeira/Folhapress
O ex-presidente Lula deixa hotel para se reunir com Dilma no Palácio da Alvorada
O ex-presidente Lula deixa hotel para se reunir com Dilma no Palácio da Alvorada

Abatido pela polêmica provocada por sua nomeação para a Casa Civil, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva avisou a aliados, nesta segunda-feira (21), que não brigará na Justiça para ser ministro do governo Dilma Rousseff nem pelo direito ao foro privilegiado.

Segundo petistas, Lula diz que não recorrerá caso um ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) se manifeste contra a nomeação ou a prerrogativa de foro.

A ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Rosa Weber será a relatora do pedido da defesa de Lula para anular a decisão de Gilmar Mendes.

Gilmar suspendeu a posse do ex-presidente como ministro da Casa Civil e determinou que as investigações do petista ficassem a cargo da Justiça no Paraná.

Em conversas com aliados, Lula se mostrou irritado com a repercussão do caso e não descartou a possibilidade de desistir da nomeação para a pasta da Casa Civil.

O ex-presidente foi escalado por Dilma para exercer informalmente a partir desta segunda a articulação política do Palácio do Planalto, função típica do chefe da Casa Civil.

Ele alegou, ainda segundo seus interlocutores, que um recurso questionando eventual decisão negativa contra ele no STF alimentaria a imagem de que quer virar ministro para escapar da prisão.

E diz que sofrerá ainda mais desgaste se a discussão se prolongar e atravessar o feriado da Páscoa, mesmo porque, até lá, o caso em tese ficará a cargo do juiz Sergio Moro, do Paraná.

BRASÍLIA

Nesta segunda, Lula viajou a Brasília para analisar a situação política e jurídica com a presidente Dilma Rousseff. Ministros também foram convocados para a reunião, sob a justificativa de que traçariam a estratégia da semana.

A agenda de Lula em Brasília incluiria um café da manhã com o vice-presidente Michel Temer. Principal beneficiário de um impeachment de Dilma, Temer não se encontrou com Lula desde que o petista teve o nome confirmado para o ministério.

Diante da hesitação do ex-presidente, petistas e assessores jurídicos apelaram para que ele não desista da nomeação. Na avaliação de seus advogados, o petista poderá obter no STF autorização para assumir a Casa Civil.

Integrantes da cúpula do PT também insistiram nesta segunda para que Lula comande a articulação política do governo Dilma. Nas conversas, Lula manifesta sua irritação lembrando que resistiu ao convite para o ministério.


Endereço da página:

Links no texto: