Folha de S. Paulo


Comediante inglês comenta a crise brasileira em programa da HBO

Reprodução
Clique na imagem para ver o vídeo
Clique na imagem para ver o vídeo

O comediante britânico John Oliver abordou a crise política brasileira na última edição de seu noticiário semanal na HBO.

No programa "Last Week Tonight with John Oliver", que foi ao ar neste domingo (20), não faltaram críticas ao Congresso brasileiro, à presidente Dilma Rousseff, ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, à Petrobras e até ao Pixuleko, boneco inflável gigante de Lula com roupas de presidiário.

"Os legisladores brasileiros estão se movendo para retirar a presidente [Dilma] Rousseff", explicou. Mas eles podem não estar na melhor posição para julgá-la pois 60% deles enfrentam acusações que variam de fraude eleitoral a homicídio", acrescentou, citando números que o jornal americano "The New York Times" usou do portal Transparência Brasil.

"O Legislativo brasileiro potencialmente contém 40% de criminosos per capita a menos que o sistema penitenciário", concluiu o comediante.

Oliver também afirma que Dilma pode ter agravado a crise do governo ao nomear Lula para a Casa Civil, possivelmente para que ele ganhasse foro privilegiado e não pudesse ser julgado pelo juiz Sergio Moro, que conduz os processos da Operação Lava Jato em Curitiba.

"Embora Lula afirme que as acusações [contra ele] tenham motivação política, Rousseff não acalmou as coisas durante a semana", disse.

Sem citar as conversas grampeadas, o apresentador explica que Lula é investigado por sua suposta participação no esquema de propina na Petrobras. "Existe alguma estatal de petróleo que não seja corrupta?", pergunta o comediante.

Ao falar das liminares concedidas para derrubar a nomeação e a posse do ex-presidente na Casa Civil, Oliver afirma: "O Judiciário está agora em revolta aberta contra o Executivo."

Sobre as manifestações realizadas recentemente, o comediante não poupou o Pixuleko: "Esse balão se parece menos com Lula e mais com um desenho por Picasso de Mandy Patinkin [ator da série Homeland]".


Endereço da página:

Links no texto: