Folha de S. Paulo


País deve se fiar em instituições democráticas, diz assessora de Obama

A assessora de segurança nacional da Casa Branca, Susan Rice, afirmou, nesta quinta-feira (17), que os brasileiros "devem se fiar na força de suas instituições democráticas", em referência à crise política do país.

Rice fez os comentários durante um evento do Diálogo Interamericano, em Washington (EUA), em que explicou a situação da política dos EUA em relação à América Latina. Ela também fez menção aos atos pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Cris Faga/Fox Press Photo/Folhapress
Protesto contra o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) na av. Paulista, região central de São Paulo, neste domingo
Protesto contra o governo da presidente Dilma Rousseff, na av. Paulista, no domingo (13)

"Pelo Brasil, cidadãos estão se manifestando a respeito dos princípios que são o núcleo de sociedades democráticas e justa, incluindo a aplicação da lei, o devido processo legal e a responsabilização", disse Rice.

"Para atravessar por este momento desafiador, os brasileiros devem se fiar na força de suas instituições democráticas e em sua capacidade de voltar à normalidade como povo."

ZIKA

Durante o discurso, Rice ainda fez referência à colaboração americana com o Brasil no combate ao vírus da zika, junto com a Colômbia. E anunciou o envio de especialistas aos países mais afetados pela doença.

"Este trabalho ajudará, também, a melhorar a saúde pública e as capacidades científicas nas Américas, e ampliar nossa habilidade de combater outras doenças provocadas por mosquitos, como a dengue e a chikungunya."


Endereço da página:

Links no texto: