Folha de S. Paulo


Para Aécio, conversa de Dilma e Lula é 'falência definitiva de um governo'

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou nesta quarta-feira (16) que o conteúdo da gravação de uma conversa entre a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em que Dilma representa a "falência definitiva de um governo que ultrapassou todos os limites éticos e morais para defender os seus aliados".

Na gravação, Dilma diz que encaminhará a ele o "termo de posse" de ministro. Ele foi nomeado ministro da Casa Civil nesta quarta. Na sequência, Dilma diz a Lula que o termo de posse só seria usado "em caso de necessidade".

O juiz federal Sergio Moro incluiu no inquérito que tramita em Curitiba uma conversa telefônica entre os dois. Os investigadores da Lava Jato interpretaram o diálogo como uma tentativa de Dilma de evitar uma eventual prisão de Lula. Se houvesse um mandado do juiz, de acordo com essa interpretação, Lula mostraria o termo de posse como ministro e, em tese ficaria livre da prisão.

Moro não pode mandar prender ministros porque eles detêm foro privilegiado. Moro vai encaminhar para o Supremo toda a investigação sobre Lula quando chegar o termo de posse de Lula.

"A presidente Dilma não tem mais condições de governar o Brasil", afirmou Aécio em nota.


Endereço da página:

Links no texto: