Folha de S. Paulo


Temer acerta com Lopes adiamento de decisão sobre Aviação Civil

Lucio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados
BRASILIA, DF, 16-04-2014 - XIV Seminário Brasileiro de Transporte Rodoviário de Cargas. Dep. Mauro Lopes (PMDB-MG). Foto: Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
O deputado Mauro Lopes (PMDB-MG)

O vice-presidente Michel Temer acertou nesta terça-feira (15) com o deputado federal Mauro Lopes (PMDB-MG) o adiamento da decisão sobre a nomeação do peemedebista para o comando da Secretaria da Aviação Civil.

Em almoço, eles concordaram em informar ao Palácio do Planalto a decisão de esperar mais uma semana antes de anunciar uma definição, como antecipou a Folha.

O objetivo é avaliar melhor o cenário político, sobretudo diante dos protestos pelo impeachment no domingo (13) e a homologação nesta terça-feira (15) de delação premiada do senador Delcídio do Amaral (PT-MS).

Na semana passada, o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, convidou o peemedebista a assumir a pasta nesta terça-feira (15). Na segunda-feira (14), no entanto, o governo federal foi informado que Lopes tinha dúvidas em ser nomeado neste momento e preferia que a decisão fosse tomada na semana que vem.

A sinalização causou preocupação à presidente, que, em reunião com seis ministros do PMDB, questionou a possibilidade do peemedebista recuar do convite. No encontro, contudo, ela foi informada de que não havia essa possibilidade.

O adiamento ocorre no momento em que o PMDB iniciou debandada do governo federal. Na segunda-feira (14), a presidente foi pega de surpresa com o anúncio dos presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, e da Eletrosul, Djalma Berger, de deixarem a chefia dos órgãos públicos.

Os dois acompanharam decisão do diretório estadual do PMDB de Santa Catarina de desembarcar da Esplanada dos Ministérios.

Em reação, a presidente iniciou articulação para evitar a saída do partido no momento que a Câmara dos Deputados deve retomar a análise do pedido de impeachment da petista.


Endereço da página:

Links no texto: