Folha de S. Paulo


Jararaca citada por Lula vira inspiração em protestos

Marco André W. Ramos
Manifestantes de Maceió criaram jararaca inspirada no ex-presidente Lula
Manifestantes de Maceió criaram jararaca inspirada no ex-presidente Lula

A cobra conhecida nacionalmente como jararaca virou inspiração para manifestantes em várias cidades brasileiras nos protestos de rua promovidos neste domingo (13).

Tudo por causa do comentário pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, alvo de um mandado de condução coercitiva pela Operação Lava Jato há duas semanas. Na ocasião, ao comentar a ação autorizada pela justiça, Lula disse a militantes do PT: "se quiseram matar a jararaca, não bateram na cabeça, bateram no rabo, e a jararaca está viva como sempre esteve".

A comparação feita pelo ex-presidente para demonstrar sua indignação virou tema para as críticas em cartazes, faixas e até mesmo fantasias nos protestos de rua contra o governo.

Na orla de Copacabana, na zona sul do Rio, o aposentado Joaquim da Silva Mathias, 70, vestia uma camiseta com a mensagem: "Precisamos esmagar a cabeça da serpente e dos inimigos da nação brasileira".

A empregada doméstica Judiley Leddomado, 58, escreveu em seu cartaz: "A constituição esmagará a cabeça da jararaca". No Rio, a figura do juiz Sergio Moro, recorrente em mensagens elogiosas, também surgiu como "o leão que pegou a jararaca pelo rabo".

"A lei é para todos. Inclusive para jararacas e tucanos", dizia um cartaz na manifestação organizada em Brasília, que mencionava também o símbolo do PSDB, o tucano.

Em Maceió, capital de Alagoas, surgiu pela rua uma imensa cobra de tecido com a cabeça do ex-presidente Lula. Acabou batizada de Jararaleco.


Endereço da página:

Links no texto: