Folha de S. Paulo


Ex-chefes de Estado de diversos países manifestam apoio a Lula

Marcos Brindicci/Reuters
O presidente paraguaio deposto, Fernando Lugo, discursa para manifestante no Palácio Presidencial, em Assunção (Paraguai). *** Ousted Paraguayan President Fernando Lugo addresses supporters at the Presidential Palace in Asuncion June 22, 2012. Lugo said on Friday he accepted Congress' decision to remove him from office after a lightning-quick impeachment trial. Lugo, a former Roman Catholic bishop who was due to finish his term next year, urged supporters angered by his ouster to protest peacefully. In a television address, he said he already considered himself a
O ex-presidente paraguaio, Fernando Lugo, que visitou Lula nesta sexta (11)

Ex-chefes de Estado e de governo de diversos países publicaram nesta sexta-feira (11) declaração de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Dentre os signatários estão os ex-presidentes Cristina Kirchner (Argentina), José Alberto Mujica (Uruguai), Felipe González, ex-presidente de governo da Espanha, além de Fernando Lugo (Paraguai), que visitou o Lula na tarde desta sexta.

No texto, os políticos enaltecem Lula e afirmam que há "tentativa de alguns setores de destruir a imagem" do ex-presidente.

"Lula não se considera nem está acima das leis. Mas tampouco pode ser objeto de injustificados ataques a sua integridade pessoal", diz trecho da declaração.

A declaração foi divulgada um dia após o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter a prisão preventiva pedida pelo Ministério Público de São Paulo, numa investigação paralela à Operação Lava Jato. O pedido é embasado na investigação sobre um tríplex em Guarujá (litoral de São Paulo), reformado pela OAS, segundo o Ministério Público.

*

VEJA A DECLARAÇÃO NA ÍNTEGRA

Durante várias décadas, Luiz Inácio Lula da Silva destacou-se como sindicalista, lutador social, criador e dirigente do Partido dos Trabalhadores.

Eleito Presidente da República, em 2002, Lula levou adiante um ambicioso programa de mudança social no Brasil, que tirou da pobreza e da miséria milhões de homens e mulheres. Sua política econômica permitiu a criação de milhões de empregos e uma extraordinária elevação da renda dos trabalhadores.

Seu Governo aprofundou a democracia, estimulando a diversidade política e cultural do país, a transparência do Estado e da vida pública. O Executivo, o Ministério Público e o Poder Judiciário puderam realizar investigações de atos de corrupção eventualmente ocorridos na administração direta ou indireta do Estado.

Preocupa à opinião democrática, no entanto, a tentativa de alguns setores de destruir a imagem deste grande brasileiro. 

Lula não se considera nem está acima das leis. Mas tampouco pode ser objeto de injustificados ataques a sua integridade pessoal. 

Cristina Kirchner (Argentina)
Eduardo Duhalde (Argentina)
Carlos Mesa (Bolívia)
Ricardo Lagos (Chile)
Ernesto Samper (Colômbia)
Maurício Funes (El Salvador)
Felipe Gonzalez (Espanha)
Manuel Zelaya (Honduras)
Massímo D'Alema (Itália)
MartinTorrijos (Panamá)
Nicanor Duarte (Paraguai)
Fernando Lugo (Paraguai)
Leonel Fernandes (República Dominicana)
José Mujica (Uruguai)
Juan Manuel Insulza (OEA)


Endereço da página:

Links no texto: