Folha de S. Paulo


Para vice-presidente do PT, Lula deveria ter foro privilegiado

Vice-presidente do PT, o deputado Paulo Teixeira (SP) disse nesta sexta-feira que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva merece tratamento diferenciado.

Na avaliação de Teixeira, ex-presidente da República deveria ter foro privilegiado. No caso específico de Lula, Teixeira disse que "essas investigações estão passando em cima do Direito".

Para Teixeira, "está havendo uma anomalia na condução desse processo", o que precisa ser revisto "não só na primeira instância". Ele disse que o próprio STF (Supremo Tribunal Federal) poderia tomar essa decisão, como já teria acontecido com um ex-presidente do Banco Central.

"Lula não pode ser desrespeitado", disse ele.

As declarações foram feitas um dia depois de o Ministério Público de São Paulo pedir a prisão do ex-presidente em denúncia apresentada na última quarta-feira (9) sobre o tríplex em Guarujá (litoral de São Paulo), que teria sido preparado para a família do petista.

O ex-presidente é acusado de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, crimes que podem render de 3 a 10 anos de prisão e de 1 a 3 anos, respectivamente. Sua mulher, Marisa Letícia, e um dos filhos do casal, Fábio Luís Lula da Silva, também são acusados de lavagem de dinheiro.

O caso será analisado pela juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira, da 4ª Vara Criminal de São Paulo. Ainda não há um dia certo para a Justiça decidir sobre o caso.

MINISTÉRIO

Teixeira também comentou a possibilidade de Lula assumir um cargo no governo. Ele disse que o ex-presidente pode contribuir para o governo Dilma, caso aceite um convite para seu Ministério.

Mas fez questão de ressaltar que a intenção não seria a busca de foro privilegiado, direito concedido a ministros.

Ainda nesta sexta-feira Lula consultará aliados sobre a hipótese de aceitar o convite de Dilma. Ele disse ter pedido prazo até segunda-feira (14) para responder se aceita o convite para virar ministro. Aos aliados o petista confidenciou estar dividido sobre o convite, mas não descartou a hipótese de vir a comandar um ministério.

Pedido de prisão contra Lula


Endereço da página:

Links no texto: