Folha de S. Paulo


Vem Pra Rua e MBL esperam mais público para atos desse domingo

Dois dos principais movimentos que estão convocando protestos para domingo, o Vem Pra Rua e o MBL (Movimento Brasil Livre) esperam, com base em engajamento no Facebook, o maior protesto de todos os atos antigoverno.

O evento do Vem Pra Rua na rede social conta com aproximadamente 5,5 milhões de convidados, 329 mil confirmados e 95 mil que demonstram interesse.

Em contraste com isso, o evento de março do ano passado, maior dos atos até hoje, teve 800 mil convidados e 100 mil que confirmaram presença na página que o Vem Pra Rua criou para divulgar o ato.

Segundo o Datafolha, 210 mil pessoas foram à av. Paulista em 15 de março de 2015.

Vem Pra Rua e MBL têm registrado um boom no número de pessoas que procuram suas páginas do Facebook.

O primeiro grupo conta com 960 mil seguidores e registrou 17,8% de crescimento entre 3 e 9 de março. O alcance das atualizações cresceu 178%, atingindo 27,6 milhões pessoas no período. O envolvimento (curtidas, comentários e compartilhamentos) com as postagens da página aumentou 278%, chegando a 3,5 milhões.

Analogamente, a página do MBL viu crescimento de 32,4% na semana analisada e atingiu 445,3 mil até a noite desta quinta-feira (10). Nesse período, cerca de 2 milhões de pessoas se engajaram com as publicações do movimento.

Os movimentos atribuem parte do sucesso aos acontecimentos da última quinta e sexta-feira –a divulgação da delação do senador Delcídio do Amaral e a condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

MOTE

O Vem Pra Rua passou a focar na defesa da Operação Lava Jato como tema dos protestos. Vídeo divulgado pelo grupo convoca pessoas a irem às ruas para apoiar o juiz Sergio Moro, responsável pelo processos operação.

"Quantas vezes na história do Brasil você viu tanta coragem?", pergunta o narrador enquanto uma imagem do juiz é exibida no fundo. "Quantas vezes você viu corruptos terem tanto medo de alguém?".

Rogério Chequer, líder do Vem Pra Rua, afirma que a pauta "Fora Dilma", que já chegou a ser o mote de outros protestos, está compreendida no tema central da convocatória do próximo domingo: "Apoio à Lava Jato, à Polícia Federal e ao juiz Sergio Moro".

O MBL segue com foco no impeachment como maneira de cobrar resposta política aos protestos.


Endereço da página:

Links no texto: