Folha de S. Paulo


Deputados pedem que Procuradoria investigue assinatura falsa na Câmara

Pedro Ladeira - 3.nov.15/Folhapress
BRASILIA, DF, BRASIL, 03-11-2015, 15h00: Reunião do Conselho de Ética e Decoro parlamentar da câmara dos deputados que deu início ao processo de quebra de decoro em desfavor do presidente da casa dep. Eduardo Cunha (PMDb-RJ). Sob a presidência do dep. Jose Carlos Araujo (PSD-BA), foi feito o sorteio manual de três deputados para a relatoria do processo, cabendo ao presidente escolher o nome dentre esses. Os nomes sorteados foram dos deputados Vinicius Gurgel (foto) (PR-AP), Fausto Pinato (PRB-SP) e Jose Geraldo (PT-PA). (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER)
Vinícius Gurgel (PR-AP) em reunião do Conselho de Ética sobre cassação de Cunha

Deputados de oito partidos políticos protocolaram na tarde desta quinta-feira (10) representação pedindo que a Procuradoria-Geral da República investigue o caso envolvendo a carta de renúncia do deputado Vinícius Gurgel (PR-AP) ao Conselho de Ética da Câmara.

A Folha mostrou nesta quarta (9) que dois laudos grafotécnicos sustentam ser falsa a assinatura da carta, usada em uma operação para tentar barrar o processo de cassação contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Dezessete deputados assinam a representação, que é endereçada ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O Conselho de Ética também deve investigar o caso.

Na representação, os deputados anexaram a reportagem da Folha, os laudos, e afirmam que Gurgel entrou em contradição ao explicar o caso. Pedem investigação sobre possível crime de falsidade ideológica.

Gurgel afirma que a assinatura é sua. Em declarações não muito claras sobre o caso, ele diz em linhas gerais que eventuais discrepâncias na firma se dariam pela combinação da ingestão de álcool e remédios "tarja preta".

Os peritos que assinam os laudos sustentam que as discrepâncias não têm nenhuma relação com eventuais alterações decorrentes da ingestão de álcool ou medicação controlada.

Assinatura


Endereço da página: