Folha de S. Paulo


Moro fez 'favor' a movimentos sociais com ação contra Lula, diz Rainha

Sérgio Lima - 8.dez.2014/Folhapress
BRASÍLIA, DF, BRASIL, 08-12-2014: José Rainha, líder do MST, saindo da casa do Dep. João Paulo (PT/SP) após vista de solidariedade. João Paulo foi visita-lo quando estava preso no Pontal. Rainha fez críticas ao Ministro Joaquim Barbosa e disse ter conversado sobre a prisão. (Foto: Sérgio Lima/Folhapress, PODER)
José Rainha, líder da Frente Nacional de Luta

Líder da Frente Nacional de Luta, José Rainha, disse nesta segunda-feira (7) que estão "prontos a lutar em defesa" do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"[Juiz Sergio] Moro fez um favor para nós. Atiçou as massas. A periferia vai levantar", disse ele, afirmando que o movimento fará protestos nesta terça (8) em Brasília e levará 5 mil militantes para Bauru no dia 19.

Rainha esteve no instituto Lula para convidar o ex-presidente para o ato em Bauru, mas Lula não estava no prédio.

Na sexta (4), em ato no Sindicato dos Bancários, Lula falou que "cutucaram o cão com vara curta e, portanto, quero me oferecer a vocês". A afirmação é uma referência à disputa presidencial de 2018.

"A partir de hoje, a resposta que posso dar é ir para as ruas e dizer: "estou vivo e sou mais honesto do que vocês", completou.

PRÓ-LULA

Após uma reunião no instituto, nesta segunda, o deputado Wadih Damous (PT-RJ) disse que ainda se avalia quando será o protesto dos movimentos sociais em favor de Lula. As hipóteses são nos dias 13, 18 ou 31.

Segundo Damous, a avaliação no instituto é que Moro cometeu um "erro gravíssimo" ao determinar a coercitiva do ex-presidente. "Moro cometeu um erro gravíssimo. Deu uma tribuna a Lula".

De acordo com a colunista da Folha, Mônica Bergamo, movimentos sociais estudam convocar para o dia 13 de março uma manifestação pró-Lula na avenida Paulista.

O evento seria no mesmo dia e hora em que movimentos contra o governo, como o Vem Pra Rua, marcaram protestos contra o ex-presidente e a favor do impeachment de Dilma Rousseff.


Endereço da página:

Links no texto: