Folha de S. Paulo


Para petistas, resultado do Datafolha é decorrência de campanha contra Lula

Soube das suspeitas de favorecimento a Lula por construtoras na reforma do Tríplex em Guarujá?

Dirigentes do PT saíram em defesa de Lula, depois de pesquisa Datafolha revelar que a maioria da população acredita que o ex-presidente foi beneficiado por empreiteiras.

Para os petistas, a percepção dos entrevistados decorre de uma "campanha" para criminalizar Lula, e sua biografia não será arranhada pelo episódio.

"É uma decorrência lógica do que todos os órgãos de imprensa fazem e do que dizem. Não espanta", diz Wadih Damous, para quem é uma "coisa surrealista" a imputação de culpa a Lula nos episódios do sítio em Atibaia e do tríplex em Guarujá.

"Você é dono do imóvel de acordo com a escritura. Ele não é dono de uma coisa nem de outra", diz.

Paulo Teixeira (PT-SP), da Executiva da sigla, diz que a "trajetória de Lula e as conquistas sociais que ele ajudou a alcançar não vão ser arranhadas pelo episódio".

DATAFOLHA

Pequisa do Instituto revela que, para a maioria dos brasileiros, houve um "toma lá, da cá" na relação entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e empresas envolvidas na Operação Lava Jato. O petista teria ganho favores pessoais e as empresas, ajuda em governos do PT.

Segundo o levantamento, a maior parte dos entrevistados avalia que o ex-presidente foi beneficiado diretamente por obras realizadas em dois imóveis supostamente ligados ao petista e a sua família.

Entre os que acreditam que Lula obteve vantagens por reformas em um sítio em Atibaia, no interior de São Paulo, e em um apartamento triplex em Guarujá, no litoral paulista, a maioria também acha que as empresas supostamente responsáveis pelas obras foram beneficiadas por governos do PT.

De acordo com o Datafolha, independente do grau de conhecimento sobre o assunto, 62% avaliam que Lula foi beneficiado pelas obras no tríplex, a cargo da empreiteira OAS. Entre eles, 58% acham que a construtora recebeu vantagens do PT.

No caso do sítio em Atibaia, 58% acreditam que o presidente tenha sido beneficiado pelas obras na propriedade, sendo que, para 55%, os responsáveis pelas reformas também receberam vantagens de governos do PT.


Endereço da página:

Links no texto: