Folha de S. Paulo


Programa do PT na TV provoca panelaço em São Paulo e capitais

O programa partidário do PT na televisão na noite desta terça-feira (23) provocou panelaços em protesto contra o governo Dilma Rousseff em bairros de São Paulo e em outras cidades pelo país.

Em São Paulo, a manifestação foi ouvida em bairros como Vila Madalena e Pinheiros (zona oeste), Tatuapé (zona leste), Saúde, Vila Mariana e Campo Belo (zona sul), Santana (norte) e Bela Vista (região central). Também houve panelaços em capitais, como Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador e Recife, e em Ribeirão Preto e São José dos Campos, no interior paulista.

No programa desta terça, não foi exibida nenhuma fala de Dilma. Ela preferiu não gravar uma participação. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do PT, Rui Falcão, gravaram depoimentos em defesa do governo federal. Lula disse no programa que quem fala em crise acaba minando a "confiança" do país.

Em Porto Alegre e Belo Horizonte, o panelaço foi mais intenso durante a fala de Lula. Algumas das frases ouvidas na capital gaúcha foram "Vai para a cadeia" e "Ladrão". Em Salvador, houve buzinaço e gritos de "Fora Dilma" e "Fora PT" na Pituba, bairro nobre.

No Recife, houve panelaço em bairros nobres como Espinheiro, Boa Viagem, Casa Forte, Jaqueira, Graças, Torre e Rosarinho.

No Brooklin (zona sul de São Paulo), Dilma foi xingada durante a exibição do programa.

Os panelaços em protesto contra a presidente começaram há um ano, quando Dilma fez um pronunciamento na TV no Dia da Mulher. Dias depois, foi promovida a primeira grande manifestação de rua pelo impeachment, em 15 de março.


Endereço da página:

Links no texto: