Folha de S. Paulo


Colunista da Folha e jornalistas debatem intolerância na internet

Divulgação
O colunista da Folha Gregorio Duvivier, que participa de debate sobre jornalismo na sexta (26)
O colunista da Folha Gregorio Duvivier, que participa de debate sobre jornalismo na sexta (26)

Credibilidade de informações que circulam na internet e a propagação do discurso de ódio e intolerância na rede serão temas de debate a ser realizado na próxima sexta-feira (26).

Participam da mesa o colunista da Folha Gregorio Duvivier, Juliana de Faria, jornalista e criadora do site feminista Think Olga, e Leonardo Sakamoto, jornalista e blogueiro do UOL. O debate será mediado por Guilherme Alpendre, secretário-executivo da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).

O debate circulará pelos tópicos "Como boatos e memes [virais humorísticos que circulam na internet] chegam a ter mais credibilidade que fatos e reportagens?" e "Por que o discurso de ódio e da intolerância flui fácil pela rede e cristaliza?", seguindo por "o que fazer" em relação aos assuntos abordados.

O evento será às 9h da sexta (26), no Auditório Escola Americana da Universidade Mackenzie (R. da Consolação, 930 - Consolação, São Paulo). A entrada é franca e aberta ao público –sujeito a lotação máxima de 300 lugares.

A discussão será filmada e uma versão editada dela será disponibilizada depois na internet.

O ciclo de palestras "Jornalismo nos Tempos da Cólera" é promovido por um grupo de professores de jornalismo de seis universidades (ECA-USP, Casper Líbero, PUC, Mackenzie, Anhemi Morumbi e ESPM) e pela Abraji.

A primeira edição do evento abordou direitos humanos, violência e meios de comunicação (vídeo disponível aqui ).

Em 2014, dois eventos foram realizados pelo mesmo grupo, com foco nas novas fronteiras da profissão e aproximação entre jornalismo e processamento de dados.


Endereço da página:

Links no texto: