Folha de S. Paulo


'Meme? Que Meme?', pergunta Dilma sobre montagem na internet

Meme de Dilma Rousseff

Das 2,6 milhões de visualizações do meme (piada popular na internet) no qual a presidente discorre sobre a estocagem do vento, nenhuma é de Dilma Rousseff.

"Meme? Que meme?", indagou a petista momentos antes de cair na gargalhada ao se ver na tela do celular gesticulando "de lá pra cá, de cá pra lá, de lá pra lá".

No vídeo animado, o discurso de Dilma é transformado em música. Enquanto fala, quer dizer, "canta", a montagem mostra um grupo dançando ao som de um ritmo latino.

"Olha, é o Spock", exclama, entre risos, quando vê o personagem do seriado "Star Trek" surgir atrás dela no vídeo. "Gente, nunca tinha visto isso", completa, demonstrando surpresa.

"Mas nem o da mandioca a senhora viu?", questiona a reportagem. "Vídeo da mandioca?", devolve a presidente, com expressão de interrogação ainda maior.

Um assessor, então, lembra à chefe sobre discurso proferido na abertura dos jogos indígenas, no ano passado. Nele, a presidente usou a expressão "eu estou saudando a mandioca".

O termo rapidamente viralizou na internet e serviu de inspiração a um outro meme no qual a mandatária aparece dizendo: "estamos comungando a mandioca com o milho".

"E como eu faço para ver esse?", pergunta a petista. "Coloca no Google as palavras 'Dilma, mandioca...'", sugere a reportagem. "E o milho?", completa a presidente da República. Dilma, então, termina de assistir às várias versões de si mesma.

Antes de concluir a entrevista, revela sua cena preferida: "gostei mais da imagem do saquinho com o rótulo 'vento estocado'".


Endereço da página:

Links no texto: