Folha de S. Paulo


Ex-deputado fala, em depoimento, sobre pressões exercidas por Cunha

Um ex-deputado federal afirmou à Procuradoria-Geral da República que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), costumava usar aliados e requerimentos na Câmara para "pressionar" empresários e agentes públicos.

O depoimento de José Felinto, deputado entre 1991 e 1995, foi usado pela Procuradoria para fundamentar o pedido de busca e apreensão nos endereços do peemedebista realizado em dezembro.

O ex-deputado ainda acusa Cunha de ser o "intelecto" do ex-deputado Nelson Bornier (PMDB-RJ) e do deputado Áureo Lídio (SD-RJ). Felinto diz que ambos "faziam requerimentos para pressionar empresários".

Localizado pela Folha nesta sexta (8), Felinto confirmou ter dito à Procuradoria que Cunha exercia "certo peso de autoridade" sobre deputados, mas afirmou que não tinha como confirmar ter dito que Cunha "pressionava" parlamentares porque o depoimento "foi há muito tempo".

Cunha já foi denunciado pela Procuradoria ao Supremo Tribunal Federal em um caso envolvendo requerimentos de parlamentares na Câmara.

OUTRO LADO

A defesa de Cunha não se manifestou. O deputado já afirmara que não responde por requerimentos formulados por outros parlamentares. Áureo Lídio (SD-RJ) negou as acusações. Nelson Bornier não foi localizado.


Endereço da página:

Links no texto: