Folha de S. Paulo


Prefeitura do Rio empresta R$ 100 milhões ao Estado para amenizar crise

Mauro Pimentel - 22.dez.2015/Folhapress
RIO DE JANEIRO, RJ, 22.12.2015: HOSPITAL ALBERT SCHWEITZER - Entrada do hospital estadual Albert Schweitzer em Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro. Funcionarios estar reclamando de falta de insumos e salarios atrasados. (Foto: Mauro Pimentel/Folhapress, FSP-COTIDIANO) ***EXCLUSIVO FOLHA***
Entrada do hospital estadual Albert Schweitzer, na zona oeste do Rio, afetado pela crise financeira

A Prefeitura do Rio fará um empréstimo da ordem de R$ 100 milhões ao governo do Rio como socorro à crise financeira que atinge hospitais públicos. A medida tentará restabelecer o atendimento em duas unidades na zona oeste da cidade.

Nesta manhã de quarta (23), a presidente Dilma Rousseff participa de uma conferência por telefone com o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão. O assunto: a crise financeira do Estado do Rio.

O governador busca alguma antecipação de repasse federal para garantir os salários dos próximos meses aos servidores.

O 13º salário dos funcionários foi parcelado em cinco vezes. Para receber a primeira parcela, o servidor ainda precisa pegar um empréstimo em um banco no valor da parcela.

A falta de pagamento aos servidores e o fim dos estoques de insumos nas unidades aumentaram a crise. Há hospitais fechados e outros que só atendem a casos graves.

"Entendemos que com essa ajuda poderemos normalizar a situação em dois hospitais na zona oeste: Albert Schweitzer e Rocha Faria", afirmou Pedro Paulo Carvalho, secretário Executivo de Coordenação de Governo da Prefeitura do Rio.

Às 14h, uma reunião entre representantes dos governos estadual e municipal deve selar o acordo.


Endereço da página:

Links no texto: