Folha de S. Paulo


Governo lança campanha da Rio-2016 e exalta que brasileiro 'faz acontecer'

Campanha do governo federal para a Olimpíada de 2016

O governo federal levou ao ar, neste domingo (21), sua campanha publicitária para os jogos olímpicos de 2016, no Rio. A peça exalta a capacidade do brasileiro de "fazer acontecer".

Sob a marca "Somos Todos Brasil", a primeira etapa será até janeiro a um custo de R$ 10 milhões.

"Somos time, Somos povos, preparados para fazer acontecer. Somos todos Brasil", diz a canção interpretada por Toni Guarrido.

O filme intercala cenas de atletas com as de trabalhadores, como os da construção civil e as mulheres rendeiras, enquanto aparece em destaque a inscrição de verbos que significam ação: crescer, levar, vencer, fazer, acontecer.

A campanha está sendo elaborada desde julho. Sua estreia coincide com as vésperas da discussão do processo de impeachment no Congresso Nacional.

AUTARQUIAS

A adoção da rubrica "Somos todos Brasil "não se restringirá aos órgãos da administração direta, mas se estenderá também às empresas e autarquias, como a Petrobras, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

Quando o slogan foi criado, a orientação do governo foi de que as campanhas exaltassem a capacidade de superação e de vencer adversidades do povo brasileiro.

A primeira proposta, apresentada por um ministério, enaltecia "suor e ouro". A ideia foi rejeitada. Um dos argumentos para não adotá-la foi o de que o Brasil não tem tradição olímpica a ponto de vangloriar-se com uma campanha que faça referência à mais cobiçada das medalhas.

O orçamento do governo federal para a organização dos Jogos Olímpicos do Rio é de R$ 5,3 bilhões, sendo que apenas R$ 1,7 bilhão foi liberado até agora.


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