Folha de S. Paulo


Sede do PT em Fortaleza é alvo de vandalismo

A sede do PT do Ceará, em Fortaleza, foi alvo de vandalismo na madrugada desta sexta-feira (11) –a dois dias dos protestos a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff. A fachada vermelha do prédio foi manchada de tinta nas cores verde e amarelo, e pichações como "a casa caiu" e "171", número referente a estelionato no Código Penal Brasileiro.

Em nota, o presidente estadual do partido, Francisco de Assis Diniz, lamentou e repudiou o ataque. Ele afirmou que não se trata de um ato à estrutura física, mas sim de uma "agressão à democracia". "Não podemos aceitar a escalada de promoção e incentivo ao ódio e de intolerância promovida por determinados setores da sociedade", escreveu, na nota.

O ato de vandalismo foi praticado por dois homens. Eles desceram de um carro com os rostos escondidos –um com capacete e outro com uma camiseta– e começam a jogar baldes de tinta na fachada do imóvel. Em seguida, um deles faz a pichação. A ação durou menos de dois minutos. Uma moto com dois passageiros dá cobertura. Depois, fogem do local.

As câmeras de segurança instaladas no prédio flagraram toda a ação. Os advogados do partido entregaram uma cópia das imagens para a Polícia Federal e requisitaram a abertura de um inquérito para identificar os autores do ataque. Pelas imagens, foi possível identificar o carro usado, um Corolla.

A sede do PT está instalada no local há mais de 20 anos. Fica na avenida da Universidade, no bairro Benfica, região central de Fortaleza. O endereço é uma espécie de "corredor político". É ali que os partidos montam seus comitês em épocas eleitorais. Na mesma avenida, há a sede do PC do B.


Endereço da página: