Folha de S. Paulo


Cunha pede investigação sobre oferta de propina a relator de sua cassação

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), enviou ofício ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, solicitando a instauração de inquérito da Polícia Federal para apurar as supostas ofertas de propina ao ex-relator do seu processo de cassação, Fausto Pinato (PRB-SP), reveladas em entrevista à Folha publicada nesta sexta-feira (11).

Cunha, porém, pede que "caso não seja comprovada a veracidade das alegações", que a PF investigue "eventual prática de delito de falsa comunicação de crime".

Esta ressalva pode proporcionar uma retaliação a Pinato, que foi destituído do cargo de relator por uma manobra de Cunha após apresentar um parecer a favor da admissibilidade do processo de cassação do presidente da Câmara.

Na entrevista à Folha, Pinato disse que foi abordado por desconhecidos com ofertas de vantagens financeiras, mas que se esquivava. Afirmou ainda que parlamentares aliados de Cunha lhe aconselhavam a "tomar cuidado" com o relatório, mas que não chegou a receber ofertas financeiras deles.

"'Pensa bem, você pode arrumar tua vida, tal' [faz sinal de dinheiro com as mãos]. Umas coisas nesse sentido. Mas como eu cortava. Sempre tentei me esquivar.", declarou o deputado.


Endereço da página:

Links no texto: