Folha de S. Paulo


Banqueiro André Esteves recebe visita da mulher em Bangu 8

O banqueiro André Esteves recebeu neste sábado (28) a primeira visita da mulher, Lilian, desde que foi preso por ordem do Supremo Tribunal Federal.

Ela foi vê-lo no presídio de Bangu 8, na zona oeste do Rio, onde o sócio do BTG Pactual passou as últimas duas noites em uma cela individual.

A visita foi autorizada pelo secretário estadual de Administração Penitenciária, o coronel da PM Erir Ribeiro Costa Filho.

De acordo com a pasta, isso dispensou a mulher de Esteves de produzir uma carteirinha semelhante à usada por parentes de outros presos na unidade.

A agilidade com que o banqueiro recebeu a visita surpreendeu parentes que esperavam na fila para ver outros internos neste sábado.

"Meu filho foi preso há três meses. Desde então pedi autorização para a visita, mas até agora não consegui a carteirinha para entrar", protestou Luiz Carlos Valderino da Silva, 46, pai de um mototaxista condenado por tráfico de drogas.

Desde que o rapaz começou a cumprir pena, em Bangu 4, seu pai sai de casa às 6h nos dias de visita. Como não tem permissão para entrar, ele envia recados por familiares de outros detentos.

"Pelo menos assim meu filho sabe que estou aqui. Não basta, mas na última visita ele mandou um bilhete onde estava escrito 'Te amo'", contou Silva, que estava sentado em frente ao presídio há sete horas.

PLANO DE FUGA

André Esteves é acusado de tentar atrapalhar as investigações da Lava Jato, em conluio com o senador Delcídio do Amaral (PT-MS), que também foi preso na última quarta (25).

Os dois teriam combinado um plano para facilitar e bancar a fuga de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras que está preso em Curitiba.

A Lava Jato investiga a participação do BTG em negócios da Petrobras na África. O banco também tem participação na Sete Brasil, envolvida em contratos sob investigação.

A defesa de Esteves contesta as acusações da Procuradoria-Geral da República e sustenta que o banqueiro é inocente.

O advogado Antonio Carlos de Almeida Castro informou que só deve ver o cliente no domingo (29). De acordo com ele, o prazo da prisão cautelar decretada pelo STF vence à 0h de segunda (30).


Endereço da página: