Folha de S. Paulo


Eduardo Cunha reforça equipe de advogados

Alan Marques/Folhapress
Policiais legislativos observam Cunha, que despacha em seu gabinete
Policiais legislativos observam Cunha, que despacha em seu gabinete

Diante da polêmica gerada pelas explicações do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para ter mantido contas no exterior em conjunto com familiares, o peemedebista resolveu reforçar sua equipe de defesa com advogados de renome.

A atual equipe que trabalha para Cunha, encabeçada pelo ex-procurador-geral da República Antônio Fernando de Souza, pediu um parecer ao ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Francisco Rezek sobre o funcionamento de "trusts", estrutura que Cunha usou para administrar seus bens.

O deputado argumenta que, ao passar seus recursos para "trusts", não precisaria mais declará-los às autoridades brasileiras.

O parecer de Rezek será usado para tentar convencer o Conselho de Ética da Câmara de que Cunha não mentiu ao dizer não ter contas no exterior.

A outra aposta da equipe de Cunha é a contratação do advogado criminalista Pierpaolo Cruz Bottini para a defesa de sua mulher, Cláudia Cruz. Ela e uma filha de Cunha são alvos de inquérito.

A Folha apurou que a maior preocupação de Cunha no caso é a situação de sua mulher, já que ela usava o dinheiro no exterior com despesas de seu cartão de crédito, o que torna explícita a necessidade de declaração às autoridades, na avaliação de advogados.


Endereço da página:

Links no texto: