Folha de S. Paulo


Sociólogo estreia coluna semanal em 'Poder'

O sociólogo Celso Rocha de Barros, 42, é o novo colunista da Folha. A partir desta segunda-feira (28), ele passa a escrever uma vez por semana no caderno "Poder".

Formado em ciência política pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e com doutorado em sociologia na Universidade de Oxford, no Reino Unido, Barros é funcionário do Banco Central e trabalha como analista da instituição no Rio.

Pela primeira vez, o autor assinará uma coluna regular na imprensa. Barros escreveu durante alguns anos um blog na internet, o Na Prática a Teoria é Outra (NPTO), criado em 2005, mas deixou de atualizá-lo regularmente em 2010.

Para a coluna, Barros promete o que apresentava no blog: "política e adjacências".

"Vou escrever sobre minhas implicâncias de sempre: a desigualdade brasileira, a necessidade de a esquerda renovar suas ideias e, principalmente, política para quem é usuário pesado de discussão política", afirma.

No blog, Barros se descreve como um cientista social flamenguista e meio "esquerdoso". "Sou um social democrata entediante", diz. "Gosto mais da economia de mercado do que meus colegas de esquerda, mas defendo tributação progressiva, Estado de bem-estar social, essas coisas."

Sua tese de doutorado em Oxford, sobre as desigualdades sociais no Leste Europeu depois do colapso dos antigos regimes socialistas, nasceu da falta de reflexão da esquerda brasileira sobre o tema. "Como a força ascendente de esquerda, o PT, não tinha vínculos com Moscou, foi como se a autocrítica fosse irrelevante", diz.

"Eu estudava a transição pós-socialista enquanto fazia minha própria transição pós-socialista", completa.

O sociólogo substituirá às segundas o jornalista Ricardo Melo, que se desligou da Folha em agosto, após ser nomeado como diretor de jornalismo da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação), vinculada à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Barros dividirá o espaço em "Poder" com os jornalistas Janio de Freitas (que escreve aos domingos, às terças e quintas), Elio Gaspari (domingos e quartas) e Reinaldo Azevedo (sextas) e o doutor em geografia Demétrio Magnoli (sábados).


Endereço da página:

Links no texto: