Folha de S. Paulo


Cunha diz que responderá sobre pedidos de impeachment até quarta

Alan Marques/Folhapress
Eduardo Cunha recebe das mãos de Maria Lúcia Bicudo (filha de Hélio Bicudo) o pedido de impeachment contra Dilma Rousseff
Eduardo Cunha recebe dde Reale Jr e da filha de Hélio Bicudo pedido de impeachment contra Dilma Rousseff

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse que decidirá até quarta-feira (23) os questionamentos da oposição sobre o rito que irá adotar no pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

"Tive reuniões com a consultoria. Eles me trouxeram um esboço. Debatemos, eu critiquei e ficaram de corrigir. Minha ideia é ter tudo concluído até amanhã".

Segundo ele, serão entregues cópias da decisão "para todos que queiram" e, na quinta (24), ele lerá o documento em plenário. "Como é uma coisa muito grande e complexa, é melhor distribuir cópia antes e ler na quinta".

O roteiro discutido há várias semanas por Cunha e a oposição estabelece que o presidente rejeite qualquer pedido de afastamento de Dilma, incluindo o endossado pelos oposicionistas, do ex-petista Hélio Bicudo.

Assim, haverá um recurso ao plenário, que bastará ser aprovado pela maioria presente à sessão no momento da votação. Instala-se, em seguida, um comissão especial que dará um parecer ao plenário. Caso 342 dos 513 deputados concordem com a abertura do processo de impeachment, Dilma é afastada do cargo.

Uma das dúvidas apresentadas pela oposição é sobre o prazo para que seja colocado em votação o recurso a eventual rejeição de Cunha ao pedido de impeachment. Não há prazo na legislação, mas a ideia da questão de ordem é justamente que Cunha estabeleça que o recurso será votado rapidamente.

IMPEACHMENT


Endereço da página:

Links no texto: