Folha de S. Paulo


Pixuleko é atração em jogo da Série D do Brasileiro em Ribeirão Preto

Divulgação
Pixuleko no jogo entre Botafogo (SP) e Gama, pela Série D do Brasileiro, em Ribeirão Preto
Pixuleko no jogo entre Botafogo (SP) e Gama, pela Série D do Brasileiro, em Ribeirão Preto

O jogo entre Botafogo e Gama, pela Série D do Campeonato Brasileiro, ganhou um visitante ilustre na noite deste domingo (13) em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo): o boneco Pixuleko.

Com 15 metros de altura e peso de 300 quilos, o boneco que representa o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou postado do lado de fora do estádio, atrás das arquibancadas, e foi visto por todos os torcedores que se postaram principalmente nas arquibancadas cobertas do estádio Santa Cruz. O confronto reuniu cerca de 18 mil pessoas.

Segundo os manifestantes, a iniciativa surgiu depois de o delegado da PF (Polícia Federal) Josélio Azevedo de Sousa ter solicitado que o ex-presidente Lula seja ouvido em inquérito no STF (Supremo Tribunal Federal) que trata de parlamentares com foro privilegiado como desdobramento da Operação Lava Jato.

"Entramos em contato com o Movimento Brasil –grupo responsável pelo boneco inflável– e pedimos que o boneco viesse para cá. Eles trouxeram e fizemos uma vaquinha para pagar os custos aqui", disse André Rodini, membro do Movimento Brasil Limpo, que tem articulado protestos contra o governo federal e a corrupção na cidade.

O custo total foi de cerca de R$ 2.500. Para não ser alvo de vandalismo, Pixuleco foi protegido por grades.

Nas arquibancadas, torcedores fizeram piadas dizendo que o boneco simbolizando o ex-presidente somente apareceu no estádio porque sabia que haveria venda de bebida alcoólica. Uma lei municipal, publicada na última semana, liberou a venda de cerveja em estádios da cidade.

O boneco se transformou em ícone dos protestos contra a presidente Dilma Rousseff no último dia 16 de agosto e, desde então, virou febre nas redes sociais e passou a fazer "turnê" pelo país.

O nome de batismo faz referência ao termo utilizado pelo ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto para se referir a propina, segundo o empreiteiro Ricardo Pessoa, dono da empreiteira UTC e delator na Operação Lava Jato.

O jogo? Terminou empatado, sem gols, e o Botafogo avançou às oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro.

Raio X do Pixuleco


Endereço da página:

Links no texto: