Folha de S. Paulo


Dilma reúne ministros para discutir corte de gastos

A presidente Dilma Rousseff realizou neste sábado (12), no Palácio da Alvorada, duas reuniões para tratar de cortes de gastos.

Pela manhã e início da tarde, se reuniram os ministros da junta orçamentária, Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Planejamento) e Aloizio Mercadante (Casa Civil).

No final da tarde, outros integrantes do primeiro escalão foram convocado para discutir com a presidente e com Mercadante medidas para redução de despesas dos ministérios e reforma administrativa.

A expectativa é que algumas dessas medidas sejam anunciadas na próxima semana.

Desde que a agência Standard & Poor's rebaixou a nota de crédito do Brasil, na quarta (9), o governo corre para apresenta medidas que reduzam os gastos públicos para tentar sinalizar ao mercado o compromisso com o equilíbrio fiscal.

Estão em discussão medidas como eliminação de cargos comissionados, revisão de contratos com prestadores de serviços e redução no número de ministérios.

A economia obtida com isso, no entanto, não deve ser expressiva a ponto aliviar significativamente o rombo de R$ 30,5 bilhões no Orçamento de 2016, mas há um esforço do governo de mostrar que está fazendo cortes.

Cobertor pequeno - Governo tem pouca margem para fazer cortes e tentar diminuir deficit em 2016


Endereço da página:

Links no texto: