Folha de S. Paulo


Sem João Santana, prefeito Haddad busca marqueteiros de PSDB e PMDB

Zanone Fraissat - 3.ago.15/Folhapress
SAO PAULO/SP BRASIL. 03/08/2015 -Entrevista exclusiva com o prefeito Haddad.(foto: Zanone Fraissat/FOLHAPRESS, COTIDIANO)***EXCLUSIVO***
O prefeito Fernando Haddad (PT) em entrevista no seu gabinete, na região central de São Paulo

Com o risco do marqueteiro João Santana ficar de fora da campanha à sucessão da Prefeitura de São Paulo, o prefeito Fernando Haddad (PT) decidiu se adiantar e tem buscado nomes que possam substituir o publicitário para sua candidatura à reeleição no ano que vem.

Responsável no ano passado pelo marketing eleitoral da campanha da presidente Dilma Rousseff –e também pela vitória do prefeito em 2012–, João Santana tem dito a amigos e petistas que não pretende atuar na disputa de 2016.

Com a hipótese de não ter o marqueteiro em sua equipe, Haddad começou a avaliar nomes de publicitários que estiveram à frente de campanhas eleitorais que foram adversárias do PT em pleitos anteriores, como as de PSDB e PMDB.

Em julho, petistas e aliados do prefeito sondaram o antropólogo Renato Pereira, que comandou as últimas campanhas eleitorais do PMDB no Rio de Janeiro e a pré-campanha presidencial do senador Aécio Neves (PSDB-MG) em 2014.

No início do ano, antes mesmo de ter pedido desfiliação do PT, a senadora Marta Suplicy (sem partido-SP), que deve se filiar ao PMDB, também chegou a ter uma conversa com Pereira sobre a disputa municipal do ano que vem em São Paulo.

Nas duas sondagens, contudo, o antropólogo não se mostrou disposto a assumir nenhuma das duas candidaturas. Em 2016, ele deve estar no comando da campanha do secretário municipal Pedro Paulo, do PMDB, à sucessão da prefeitura do Rio de Janeiro.

Em agosto, outro marqueteiro que chegou a ser procurado foi o jornalista Luiz Gonzalez, que dirigiu a equipe de marketing das campanhas presidenciais dos tucanos Geraldo Alckmin (2006) e José Serra (2010).

Na avaliação de petistas, além da empresa de publicidade do jornalista ter contrato com a Prefeitura de São Paulo, ele tem como trunfo ter estado à frente de campanhas municipais do PSDB, partido que deve ser um dos principais adversários de Haddad na eleição do ano que vem.

Em conversas com amigos e aliados, no entanto, Gonzalez também tem dito que não pretende fazer campanha eleitoral no ano que vem.

Ainda sem uma resposta oficial de Santana, atualmente em viagem no exterior, Haddad pretende se reunir ainda neste mês com o publicitário para tratar da disputa do ano que vem.

Em maio, o marqueteiro virou alvo de um inquérito da Polícia Federal para apurar suspeita de que duas empresas dele teriam trazido US$ 16 milhões de Angola para o Brasil em 2012, numa operação de lavagem de dinheiro para beneficiar o PT.

Na época, ele negou que tenha praticado irregularidade e disse que a suspeita de operação de lavagem de dinheiro não fazia sentido.


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