Folha de S. Paulo


Cantor compadre Washington torna-se pré-candidato a vereador pelo PTB

Divulgação
Compadre Washington (segundo da dir. à esq.) e o deputado Campos Machado (terceiro da dir. à esq.)
Compadre Washington (segundo da dir. à esq.) e o deputado Campos Machado (terceiro da dir. à esq.)

"Preciso ver como conciliar a minha carreira no É o Tchan com a política", afirmou o cantor compadre Washington após se filiar ao PTB. Pré-candidato a vereador em São Paulo, o músico foi convidado a entrar no partido pelo deputado estadual Campos Machado, presidente da executiva estadual da sigla, e já transferiu o domicílio eleitoral à capital paulista.

Compadre Washington já foi candidato a deputado estadual na Bahia em 2010 e candidato a vereador de Salvador em 2012, mas não teve sucesso. No ano passado, porém, voltou à tona após aparecer em uma propaganda de televisão e popularizar o bordão "Sabe de nada, inocente", que era uma o nome de uma música do grupo baiano É o Tchan.

Comercial "Rádio Compadre"

O deputado federal Tiririca, outro cantor popular que seguiu carreira política, também foi garoto-propaganda na mesma série de anúncios.

No comercial, Tiririca dá voz a uma caixa de isopor e faz uma referência indireta ao seu mandato parlamentar. Ele chama um dos personagens de "excelentíssimo abestado" ao mandá-lo largar a mulher.

Comercial "Cooler Tiririca"

Desde o comercial com compadre Washington, a frase já foi usada em campanha política. Em julho de 2014, o então candidato do PMDB ao governo de São Paulo, Paulo Skaf, utilizou a frase para negar que fecharia aliança com a presidente Dilma Rousseff, que disputava a reeleição.

Em vídeo divulgado por sua campanha, "Sabe de nada, inocente" era a resposta que o candidato dava a quem perguntava da possível união. Na época, foi enquadrado por Michel Temer, presidente do PMDB, vice de Dilma e padrinho político de Skaf.


Endereço da página:

Links no texto: