Folha de S. Paulo


Manifestantes na Paulista preferem que Dilma renuncie, diz Datafolha

Assista

Dentre os 135 mil manifestantes que compareceram ao ato contra Dilma Rousseff na avenida Paulista, neste domingo (16), 85% acreditam que a presidente da República deveria renunciar ao cargo, de acordo com pesquisa do Datafolha.

Foi a primeira vez que o instituto de pesquisa questionou os entrevistados especificamente sobre uma possível renúncia. O número é superior ao dos que acreditam que o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), deveria abrir um processo de impeachment contra Dilma.

Dentre os presentes na Paulista, 82% acreditam que Dilma deveria ser afastada da Presidência após um processo de impeachment —15% acham que ela não deveria sofrer o impedimento e 2% não souberam opinar sobre o tema.

Entre os entrevistados, a convicção de que Dilma será de fato afastada, entretanto, é bem menor. Apenas 49% acham que ela sairá da Presidência, enquanto 44% pensam que isso não ocorrerá e 7% disseram não saber.

Com reprovação de 71% —a maior desde o início da série histórica do Datafolha, em 1992, sob o governo Fernando Collor—, Dilma é ainda mais rejeitada pelos que compareceram ao ato paulistano. Ao todo, 95% acham que o governo da petista é ruim ou péssimo, 4% o consideram regular e 1%, bom ou ótimo.

A maioria dos manifestantes respondeu corretamente sobre quem assumiria a Presidência caso Dilma seja afastada. "Michel Temer" e "o vice-presidente" foram as respostas de 69% dos presentes —incorretamente, 6% disseram que haveria novas eleições, 4% apontaram o senador Aécio Neves (PSDB-MG) como sucessor natural e 2% citaram Eduardo Cunha. Apenas 1% acham que o Exército assumiria caso Dilma caísse.

No caso de nova eleição presidencial, hipótese que pode ocorrer caso a chapa de Dilma e do vice-presidente Michel Temer (PMDB) seja cassada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 67% dos presentes votariam em Aécio. A única candidata que aparece com números expressivos, além do senador tucano, é a ex-senadora Marina Silva, que disputou a Presidência pelo PSB e, hoje, está sem partido.

PERFIL DOS MANIFESTANTES

O Datafolha também traçou um perfil dos manifestantes presentes na Paulista. Confira nos infográficos a seguir os detalhes por gênero, idade, escolaridade e renda familiar. O Datafolha realizou 1.335 entrevistas, entre 12h e 18h deste domingo (16), na avenida Paulista. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

*

Editoria de Arte/Folhapress

*

Editoria de Arte/Folhapress

*

Editoria de Arte/Folhapress

*

Editoria de Arte/Folhapress

*

Editoria de Arte/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: