Folha de S. Paulo


Procurador diz que agirá em respeito à Constituição

O subprocurador-geral da República Eitel Santiago de Brito Pereira diz que, se assumir interinamente o cargo de procurador-geral da República, conduzirá a Operação Lava Jato "respeitando a Constituição e as leis vigentes".

"Essa tem sido a minha conduta ao longo de mais de trinta anos", afirmou o vice-presidente do Conselho Nacional do Ministério Público.

Reportagem publicada na Folha no domingo (26) revelou que Santiago poderá ocupar provisoriamente o lugar do procurador-geral Rodrigo Janot caso Dilma Rousseff e o Senado não indiquem até 17 de setembro um nome para comandar o Ministério Público Federal no próximo biênio.

Atribui-se ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), investigado na Lava Jato, a estratégia de retardar uma eventual recondução de Janot ao cargo.

Santiago disse que não foi procurado por Calheiros e pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). "Não mantenho relações com os dois", afirmou, em resposta às perguntas enviadas pela Folha na sexta (24). Ele respondeu às 23h do domingo.

O procurador atribuiu seu insucesso em disputas anteriores pelo comando do Ministério Público à falta de apoio à sua candidatura pelos chefes do órgão à época.


Endereço da página: