Folha de S. Paulo


Cunha convoca 'aplausaço' em apoio a sua fala na TV; críticos marcam 'barulhaço'

Pedro Ladeira/Folhapress
O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, dá entrevista em que nega as acusações de Júlio Camargo
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, dá entrevista em que nega as acusações de Júlio Camargo

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), está pedindo na sua página do Facebook que seus apoiadores promovam um "aplausaço" durante o seu pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, que irá ao ar em instantes, às 20h25. A estratégia é uma reação a campanhas nas redes sociais que pedem um "panelaço" como forma de protesto contra o peemedebista.

Em sua página do Facebook, Cunha diz que as demonstrações de apoio já começaram. Em entrevista a jornalistas nesta sexta-feira (17), afirmou que a convocação para os panelaços estava sendo feita por petistas e disse que ficava feliz com a manifestação, porque ela geraria mais audiência para o seu pronunciamento.

"Vou ficar muito feliz se tiver panelaço, porque vai ser o PT, vai ser um 'petezaço'. Se fizerem isso, a única coisa que vai acontecer é dar destaque para o meu pronunciamento", disse. "Eu não estou buscando apoio popular, não estou buscando aplausos, estou fazendo uma prestação de contas", completou.

Reprodução/Facebook/DeputadoEduardoCunha
No Facebook, Cunha convocou
No Facebook, Cunha convocou "aplausaço" em apoio a seu pronunciamento na TV

PROPINA

A fala de Cunha aconteceu horas antes da divulgação de que ele teria recebido US$ 5 milhões em propina. Ele foi acusado pelo lobista Júlio Camargo, no âmbito das investigações da Lava Jato. Após a denúncia, Cunha afirmou que não mudaria o conteúdo do seu pronunciamento, gravado na semana passada.

"Não vou fazer isso [cancelar] porque eu estou me pronunciando como presidente da Câmara sobre atividades da Câmara. Não estou me pronunciando para fazer alusão ou defesa de fatos pessoais", disse a jornalistas nesta quinta (16).

No Twitter, a hashtag #CunhanaCadeia figurava entre as mais veiculadas por internautas no Brasil até às 19h.

'BARULHAÇO'

Um evento criado no Facebook convoca os críticos de Cunha a fazer um 'barulhaço' contra o presidente da Câmara durante o pronunciamento na TV.

"Estão convidados a fazer barulho contra impunidade nos 23 processos em que Eduardo Cunha é réu por corrupção", diz a página. Cerca de 65 mil pessoas confirmaram participação.


Endereço da página:

Links no texto: