Folha de S. Paulo


Mulher de Pimentel usou avião de suspeito

Carlos Alberto - 6.jan.2015/Imprensa MG
Carolina Oliveira, primeira-dama de MG e dona da firma Oli
Carolina Oliveira, primeira-dama de MG e dona da firma Oli

Mulher do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), a jornalista Carolina Oliveira usou em 2014 um avião do empresário Benedito Oliveira, preso e investigado na Operação Acrônimo.

Bené, como é conhecido, é amigo de Pimentel. Ele fez fortuna após obter contratos com o governo federal, a partir de 2005. É dele a gráfica que mais recebeu recursos do comitê do petista ao governo de Minas, no ano passado.

Em 1º de março de 2014, Bené escreveu via celular, em mensagem que consta nas investigações da Polícia Federal, o seguinte texto: "Opa!! Vou precisar levar a Carol em BH amanhã''. Não fica claro o destinatário.

No dia seguinte, o número de alguém identificado como ''Serjão Comandante'' responde: ''Bom dia!!! Fico no aguardo do horário para Slot se houver o voo ok''.

"Serjão'' é Mário Sérgio Gomes Ferreira, piloto do jato com prefixo PR-PEG, o mesmo que foi flagrado com R$ 113 mil em dinheiro vivo durante a eleição de 2014.

A primeira-dama confirmou, por meio de sua defesa, que usou um avião de Bené na data citada, mas disse não se lembrar o prefixo. Ela diz que não tinha nenhuma relação com o poder público na época e que nunca negou relação de amizade com Bené.

O avião também foi usado pelo deputado federal Gabriel Guimarães (PT-MG) e pelo ex-deputado Virgílio Guimarães, seu pai, no ano passado.

Como a Folha revelou, o parlamentar disse ter usado o jato para agradecer eleitores em Curvelo (MG) após sua reeleição em outubro passado. Ele diz que Bené é seu amigo há muitos anos.

Bené tem relação com o casal Pimentel e Carolina há anos. Eles se aproximaram mais após Carolina ficar amiga de Juliana Sabino, namorada do empresário.

A apuração sobre os negócios de Benedito direcionou a PF para as contas da campanha de Pimentel e a empresa de Carolina, a Oli.

Os investigadores apuram se houve "simulação de contratação da Oli" para o repasse de valores que, "em última análise, poderiam ter [Pimentel] como destinatário".

Há ainda a suspeita de que Benedito tenha bancado despesas pessoais do petista e sua mulher. Ele pagou, por exemplo, as diárias do casal em um resort na Bahia.

OUTRO LADO

Advogado de Carolina, Pierpaolo Bottini disse que sua cliente confirma ter viajado em um avião de Bené na data citada, mas ressalta que ela já havia deixado o Ministério de Desenvolvimento, onde trabalhava como assessora do então ministro Fernando Pimentel.

Ele disse que Carolina nunca negou a relação de amizade com Bené e diz que o empresário nunca fretou um avião só para ela.

Advogado de Bené, José Luis Oliveira Lima disse que está impedido de falar porque a investigação é sigilosa.


Endereço da página:

Links no texto: