Folha de S. Paulo


Ministério Público pede ao STF acesso a inquérito contra Eduardo Cunha

A Procuradoria-Geral da República pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) acesso ao inquérito contra Eduardo Cunha (PMDB-RJ) sobre sonegação fiscal no período em que ele presidia a Cehab (companhia de habitação do Rio) em 1999 e 2000.

Os procuradores buscam neste antigo inquérito eventuais provas que possam servir nas investigações contra Cunha na Operação Lava Jato. O processo já foi enviado pelo Supremo à Procuradoria.

O presidente da Câmara disse estranhar a solicitação após 11 anos: "Parece mais uma etapa de perseguição'', disse à Folha.

O episódio faz parte do embate entre Cunha e Rodrigo Janot, Procurador-Geral da República. Eles estão em pé de guerra desde que o procurador incluiu o peemedebista na lista de políticos investigados na Lava Jato.

DESCOMUNAL

Após classificar o esquema de corrupção na Petrobras de "descomunal", Janot cobrou maior independência de investigação da Procuradoria em relação à Polícia Federal.

As declarações foram feitas no primeiro debate da Associação Nacional dos Procuradores da República com os quatro candidatos ao comando do órgão. A votação dos três que serão levados à Presidência, responsável pela escolha, será em agosto.

Janot mencionou o escândalo para defender sua permanência no cargo. "Quando nos deparamos com este enorme, descomunal caso de corrupção, a instituição não era a mesma há dois anos [...]. Preciso aprimorar o que foi feito e corrigir equívocos da caminhada", disse.


Endereço da página: