Folha de S. Paulo


Sindicalistas propõem ampla defesa de Vaccari em reunião petista

Um grupo de sindicalistas apresentou na reunião da comissão executiva nacional do PT que acontece nesta quinta (25), em São Paulo, um dossiê em defesa ao ex-tesoureiro João Vaccari Neto.

A proposta doa sindicalistas é fazer uma ampla defesa de Vaccari difundindo o dossiê para diretórios estaduais e zonais do PT de todo país se munirem de informações para defender o petista.

O documento tem a manifestação de juristas como Pedro Dallari e Luiz Flávio D'Urso e está dividido em três blocos. Eles abordam o envolvimento da família de Vaccari na investigação da Operação Lava Jato e fornecem explicações sobre as doações coletadas pelo ex-tesoureiro a sobre a grafica que, segundo a investigação, era usada para ele receber propina.

Na terça-feira (23), o juiz Sergio Moro negou o pedido de revogação da prisão preventiva do ex-tesoureiro apresentado por sua defesa.

Paulo Lisboa/Brazil Photo Press/Folhapress
O ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, preso na Operação Lava Jato, deixa a sede da PF e segue para presídio em São José dos Pinhais (PR)
O ex-tesoureiro nacional do PT, João Vaccari Neto, preso na Operação Lava Jato, deixa a sede da PF

"Moro não o soltou porque não quis. A prisão é política. Ele (Vaccari) pode responder em liberdade. Isso é a tortura moderna", afirmou Paulo Salvador, dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo que participou da reunião da executiva. A presidente da entidade Juvândia Moreira Leite, e o dirigente e deputado estadual Luiz Cláudio Marcolino também participaram da conversa

"Se é doação para o PT ele pode responder em liberdade, não existe ameaça de segurança e ordem pública", emendou Salvador.

Vaccari foi presidente do Sindicato dos Bancários nos anos 90. Ele está preso desde abril deste ano.

Nesta quinta (25) acontece a reunião da executiva nacional do PT na sede do partido, em São Paulo. O encontro, que conta com o presidente da sigla Rui Falcão, tem como objetivos fazer um balanço da conjuntura atual, dos desdobramentos do 5o. Congresso do PT, realizado há duas semanas, e debater estratégias para as campanhas municipais de 2016.


Endereço da página: