Folha de S. Paulo


Cobra contrabandeada 'envenena' trégua entre Ministério Público e PF

Após meses de atritos em torno do protagonismo na Operação Lava Jato, Ministério Público Federal e Polícia Federal costuraram uma trégua para evitar uma crise institucional. Mas uma cobra quase "envenenou" o ambiente.

Trata-se uma jiboia não-venenosa, filhote de Princesa Diamante, raríssimo exemplar de corpo branco e olhos negros traficada em 2009 do Brasil para os Estados Unidos por um americano.

O bicho havia sido encontrado por um bombeiro em uma mata no Estado do Rio e vendida ilegalmente por uma funcionária de um zoológico de Niterói.

Na época, a PF deflagrou uma operação exclusiva, batizada de "Lucy in the Sky", para desvendar o paradeiro do réptil. A investigação, cujo nome faz referência ao antigo sucesso dos Beatles, tentou a prisão de seu novo dono, sem sucesso, mas descobriu o paradeiro da cobra.

Apesar dos esforços para trazê-la de volta, Princesa jamais voltou a rastejar em solo brasileiro, tendo morrido logo depois.

O caso teria sumido junto com ela, não fosse um filhote glutão passar a incomodar seus criadores nos Estados Unidos —que resolveram despachar o bicho para a terra natal de sua mãe.

Alpino/Folhapress

"Ele comia tudo o que via pela frente", disse uma das pessoas que acompanharam a novela da jiboia, rindo da pressa das autoridades americanas para se livrar do animal voraz.

O governo brasileiro cedeu aos apelos e marcou a data para buscar a cria de Princesa nos Estados Unidos. E como o caso atraiu, no passado, a atenção da mídia nacional e exibição de destaque no "Fantástico", da Rede Globo, integrantes do Ministério Público, que atuaram no caso lateralmente, logo tentaram se incluir na solenidade de "extradição" da cobra.

Aí começou a ciumeira. Quando souberam do gesto dos colegas, policiais federais responsáveis pela busca da serpente ficaram incomodados com a intrusão.

A solução foi não levar ninguém. Somente integrantes do Ibama se deslocaram para o Estado de Utah, nos Estados Unidos, com a missão de trazer a cobra para casa.

Assim, evitou-se, ao menos por ora, um novo round de animosidades entre as instâncias.

O filhote de Princesa Diamante já está em solo nacional. Reside, provisoriamente, no zoológico de Brasília desde domingo (14). Ninguém do mundo da investigação, a propósito, foi visitá-lo na nova morada.


Endereço da página: