Folha de S. Paulo


Procurador diz que advogado de Youssef desprezou acareação

Um dos procuradores da República que atuam nas investigações da Operação Lava Jato apontou um advogado do doleiro Alberto Youssef como o autor da frase em que as contradições entre os delatores do caso foram comparadas a "bosta seca", ou seja, algo que não deveria ser tocado pelos procuradores.

Em mensagem publicada em sua página pessoal no Facebook no fim de semana, o procurador Andrey Borges de Mendonça identificou o advogado Luiz Gustavo Flores como autor da comparação.

A frase foi usada numa audiência recente para rebater uma sugestão do próprio doleiro para que fosse ouvido junto com o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, num momento em que a proposta de acareação era contestada por alguns dos participantes do interrogatório.

Procuradores da República e delegados da Polícia Federal que atuam na Lava Jato acompanharam a audiência, além de advogados do doleiro. Uma gravação com um trecho da audiência foi divulgada na semana passada pelo jornal "O Estado de S. Paulo".

No vídeo, em que apenas o rosto de Youssef aparece, um dos presentes atacou a sugestão da acareação sugerindo que ela poderia trazer complicações: "Esse é o tipo de coisa que, quanto mais mexe, pior fica. Se volta, muda, aí pronto... A questão toda".

Em seguida, outro participante do encontro, que Mendonça identificou como Flores, comentou: "É a teoria bosta seca: mexeu, fede".

A Folha perguntou a Mendonça quem era o autor do primeiro comentário, mas ele pediu que a pergunta fosse feita à assessoria de imprensa da Procuradoria Geral da República. A assessoria informou que não tinha conseguido identificar o autor até a noite desta segunda-feira (1º).

Na audiência com Youssef, pouco antes dessas manifestações, o procurador Mendonça reconheceu que havia divergências entre Youssef e Costa sobre o ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci e o senador Edison Lobão (PMDB-MA), e lembrou que houve tentativas de esclarecer as contradições, sem sucesso.

"Aí essas coisas a gente perguntou, reperguntou... Chega um ponto que também não dá para a gente também... Se não, a gente vai estar até pressionando o senhor", afirmou Mendonça.

Na quarta-feira (27), Mendonça negou desinteresse na acareação. "Nosso objetivo é chegar à verdade e não descartamos a acareação", afirmou. O advogado Luiz Gustavo Flores disse que prefere não se manifestar sobre o caso.


Endereço da página: