Folha de S. Paulo


Jornalista é encontrado decapitado no interior de Minas

Após cinco dias desaparecido, um jornalista foi encontrado decapitado, seminu e com as mãos amarradas na zona rural de Padre Paraíso (MG), no Vale do Jequitinhonha.

A polícia trabalha com a possibilidade de crime político ou passional. Evany José Metzker, 67, mantinha um blog de notícias da região, chamado "Coruja do Vale". No blog, ele publicava casos de violência na região e fazia críticas à administração pública, com reportagens sobre falta de limpeza de córregos e uso irregular de veículos oficiais.

Pedaços do corpo do jornalista foram encontrados pela Polícia Militar nesta segunda (18) –a cabeça estava longe do tronco. Nesta terça, a Polícia Civil conseguiu identificar o corpo.

Por meio da assessoria, a delegada que cuida do caso, Fabricia Nunes descarta que tenha sido latrocínio [roubo seguido de morte], já que nada foi levado da vítima –cartões, cheques, entre outros pertences foram achados no local do crime. A delegada não quis dar entrevista.

A delegada aguarda os laudos da perícia para tomar novas decisões. O corpo de Metzker foi sepultado em Medina, cidade próxima a Padre Paraíso.

Na tarde desta quarta, a polícia voltou à cena do crime para novas diligências.

O Sindicato dos Jornalistas de Minas divulgou nota em que manifesta "repulsa" e pede "apuração rigorosa" do caso.

"O sindicato não aceita que a hipótese de o assassinato estar relacionado ao exercício da profissão de jornalista seja descartada antes de uma rigorosa e isenta investigação", diz o comunicado.


Endereço da página: