Folha de S. Paulo


Imprensa e redes sociais são as instituições de maior prestígio, diz Datafolha

A imprensa e as redes sociais na internet dividem a liderança em prestígio junto à população brasileira.

Segundo a pesquisa Datafolha realizada na segunda e nesta terça (17), 65% das pessoas identificam a imprensa como uma instituição com muito prestígio no país. No caso das redes sociais –expressão colocada pela primeira vez no questionário– a taxa alcançada foi de 63%.

Trata-se de um empate técnico, já que a margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou para menos.

Para chegar a essas conclusões, o Datafolha fez 2.842 entrevistas em 172 municípios.

Em terceiro lugar no ranking de prestígio vem a Igreja Católica, citada por 55%. As Forças Armadas foram mencionadas por 45%. Na sequência aparece a Igreja Universal do Reino de Deus (35%) e o Poder Judiciário (34%).

Na lista com dez instituições oferecida aos entrevistados, o último lugar ficou com os partidos políticos, mencionados como instituições de muito prestígio por 18%. O empate técnico, neste caso, foi com o Congresso Nacional, marcado por 19%.

A imprensa liderou esse ranking nas outras três pesquisas desse tipo feitas pelo Datafolha desde 2003. Naquele ano, 71% a identificaram como instituição de muito prestígio, o recorede até hoje. Em 2005 e 2007, as taxas foram de 63% e 62%, respectivamente.

Editoria de Arte/Folhapress


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