A imprensa e as redes sociais na internet dividem a liderança em prestígio junto à população brasileira.
Segundo a pesquisa Datafolha realizada na segunda e nesta terça (17), 65% das pessoas identificam a imprensa como uma instituição com muito prestígio no país. No caso das redes sociais –expressão colocada pela primeira vez no questionário– a taxa alcançada foi de 63%.
Trata-se de um empate técnico, já que a margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou para menos.
Para chegar a essas conclusões, o Datafolha fez 2.842 entrevistas em 172 municípios.
Em terceiro lugar no ranking de prestígio vem a Igreja Católica, citada por 55%. As Forças Armadas foram mencionadas por 45%. Na sequência aparece a Igreja Universal do Reino de Deus (35%) e o Poder Judiciário (34%).
Na lista com dez instituições oferecida aos entrevistados, o último lugar ficou com os partidos políticos, mencionados como instituições de muito prestígio por 18%. O empate técnico, neste caso, foi com o Congresso Nacional, marcado por 19%.
A imprensa liderou esse ranking nas outras três pesquisas desse tipo feitas pelo Datafolha desde 2003. Naquele ano, 71% a identificaram como instituição de muito prestígio, o recorede até hoje. Em 2005 e 2007, as taxas foram de 63% e 62%, respectivamente.