Folha de S. Paulo


STJ autoriza investigação de Pezão e Tião Viana na Operação Lava Jato

O ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Luís Felipe Salomão autorizou nesta quinta-feira (12) os pedidos de investigação sobre os governadores do Rio, Luiz Fernando Pezão, e do Acre, Tião Viana. Os dois tiveram seus nomes citados nas delações premiadas da Operação Lava Jato.

Salomão, que comandará os processos no STJ, levantou o sigilo dos pedidos de inquérito. Assim como no caso dos processos do STF (Supremo Tribunal Federal), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, havia pedido a derrubada dos sigilos dos autos.

Os pedidos de abertura de inquérito foram recebidos pelo STJ na manhã desta quinta.

Em depoimentos, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa disse que trabalhou para formar o "caixa dois" da campanha do ex-governador Sérgio Cabral ao governo do Rio em 2010. Pezão, então, era candidato a vice na chapa.

De acordo com Costa, os recursos foram buscados junto a construtoras que trabalhavam nas obras do Comperj, e o consórcio formado pelas empresas OAS, Odebrecht e UTC teria sido o principal pagador, dando metade dos R$ 30 milhões supostamente obtidos para a campanha.

Devido à ligação do ex-governador Sérgio Cabral nas delações, é possível que ele também seja investigado pelo STJ sobre os fatos narrados pelo ex-diretor. Já em relação a Tião Viana, Costa disse que o governador recebeu R$ 300 mil, pagos através do doleiro Alberto Youssef, para sua campanha ao senado em 2010.

Cabral, Pezão e Viana negam as acusações.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: