Folha de S. Paulo


Novas obras de arte apreendidas na Lava Jato vão para museu de Curitiba

Mais 48 obras de arte apreendidas na última fase da Operação Lava Jato foram entregues ao Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, na manhã desta quarta-feira (11). Entre elas, há quadros de Salvador Dalí, Romero Britto, Vik Muniz, Amilcar de Castro e Anna Maria Maiolino, entre outros artistas.

Elas se somam a outras 15 telas que já estão em exposição no museu, apreendidas na casa de doleiros ainda na primeira fase da operação, no ano passado.

Desta vez, as obras foram apreendidas no Rio de Janeiro, na casa de um dos novos operadores do esquema de corrupção na Petrobras, identificado pelas investigações da Polícia Federal e cujo nome não foi divulgado.

Entre as telas, há um Salvador Dalí. Os nomes dos outros artistas não foram divulgados pela polícia.

As obras foram entregues ao museu para sua preservação e manutenção. Elas devem passar por um período de quarentena, em que ficam isoladas do resto do acervo, para descartar a existência de cupim ou fungos. Depois, serão limpas e mantidas na reserva técnica, em condições ideais de temperatura e umidade.

Elas permanecerão sob responsabilidade do museu até nova decisão da Justiça.

Atualmente, já estão em exposição no Museu Oscar Niemeyer telas de Di Cavalcanti, Iberê Camargo, Cícero Dias, Claudio Tozzi, Aldemir Martins e Heitor dos Prazeres, entre outros pintores brasileiros, recolhidas durante as operações de busca e apreensão da Lava Jato.

As 15 obras da primeira leva entregue ao museu ficarão em exibição até março. O Oscar Niemeyer abre de terça a domingo, das 10h às 18h. Os ingressos custam R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada).

Divulgação/MON
Tela de Di Cavalcanti, uma das 15 obras apreendidas na Lava Jato, expostas em museu do PR
Tela de Di Cavalcanti, uma das obras apreendidas na Lava Jato que já estão expostas em museu do PR

Endereço da página:

Links no texto: