Folha de S. Paulo


Prefeito do Rio nomeia enteado do governador, todos do PMDB

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), nomeou o enteado do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) para um cargo em comissão no município.

O advogado Roberto Horta Jardim Salles, 33 anos, assumirá uma subprefeitura recém-criada. Filiado ao PMDB desde 2011, receberá cerca de R$ 10 mil por mês.

Filho da primeira-dama, Maria Cautieiro Horta Jardim, o advogado chama Pezão de pai. O governador o criou desde a pré-adolescência.

O cargo que Salles ocupará foi criado recentemente por Paes, ao dividir a subprefeitura da zona norte em três. Salles fará a administração de 30 bairros, entre eles o Complexo do Alemão.

Sérgio Lima - 5.nov.2014/Folhapress
O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes
O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes

Por sua assessoria de imprensa, Paes afirmou que o parentesco do novo subsecretário com o governador aliado não determinou sua escolha para o cargo. Pezão não quis se pronunciar. Salles não retornou à ligação da Folha.

Salles já foi alvo de rivais de Pezão na eleição de 2014. O enteado do governador advogou para empresas com contratos com o Estado. Entre elas estava a Delta Construções, cujo dono, Fernando Cavendish, era amigo do ex-governador Sérgio Cabral.

Salles também representou a JRO Pavimentação, cujo proprietário, Cláudio Vidal, tornou-se amigo de Pezão quando o peemedebista foi prefeito de Piraí (1997-2004).

Na eleição, Pezão defendeu o enteado. Afirmou que o rapaz não atuava em causas contra o Estado e que as empresas representavam só 2% do faturamento do escritório. Pezão também se disse orgulhoso por não ter de buscar emprego público para o enteado se sustentar.

"Meu filho é um profissional liberal. Se tem uma coisa que me orgulha muito é a trajetória dele. Não precisei botar ele num gabinete de parlamentar, senador... Fazer empregos por outras vias como muitas pessoas se utilizam. Ele luta arduamente para ter seu ganha-pão", disse Pezão em outubro.

Não é a primeira vez que Paes nomeia o filho de um aliado. Entre 2011 e 2012, Marco Antônio Cabral, filho de Cabral, ocupou cargo em comissão na Secretaria Municipal de Casa Civil para auxiliar nos projetos de PPPs (Parcerias Público-Privadas) no município. À época, ainda estudava Direito na PUC-Rio.

Recém-formado, ele agora é secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, escolhido por Pezão.

OUTRO LADO

Em nota, Paes disse que Salles é "um quadro do partido com enorme sensibilidade popular". "Qualquer relação de parentesco com o governador Pezão em nada pesou na escolha. Todos os subprefeitos e seus quadros são de escolha pessoal do prefeito sem qualquer ingerência política."

Segundo o município, o prefeito subdividiu a subprefeitura da zona norte por se tratar de uma região muito grande para ser administrada por apenas um órgão.

A prefeitura não respondeu se ele terá de deixar o escritório para assumir o cargo.


Endereço da página: