Folha de S. Paulo


Governador de Rondônia é levado para depor em operação da PF

O governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB), depõe na manhã desta quinta-feira (20) na Polícia Federal do Estado. A ação faz parte de uma operação deflagrada pela PF hoje em mais oito Estados.

O mandado de condução coercitiva –quando a pessoa não é presa, mas é obrigada a prestar depoimento– contra Moura é um dos 193 que a PF está cumprindo nesta manhã após investigações da polícia que apontam formação de uma quadrilha suspeita de desviar R$ 57 milhões só em Rondônia.

Investigações da "Operação Plateias" começaram em 2012. Segundo a Polícia Federal, empresas que participaram de licitações no governo de Rondônia faziam doações formais ou informais para campanhas eleitorais.

Em troca, a licitação era conduzida de forma que a vencedora fosse a empresa envolvida no esquema. A PF apurou que houve inclusive dispensa de concorrência em algumas situações.

Entre os contratos sob investigação, está o da contratação de vigilantes para escolas e hospitais, a construção de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e a compra de medicamentos, entre outros.

As irregularidades, segundo a polícia, envolveram oito secretarias estaduais em Rondônia, entre elas Saúde e Educação. Juntos, os contratos que estão sob suspeita somam R$ 290 milhões.

Os investigados na operação podem responder pelos crimes de fraudes a licitações, organização criminosa, concussão e corrupção passiva e ativa.

Na operação, também ocorreram quatro prisões temporárias e 26 buscas no Estado. Ao todo participam da ação 300 policiais federais.

A Folha tentou, mas não conseguiu ouvir o governo de RO sobre a ação.


Endereço da página: