Folha de S. Paulo


Derrotado nas urnas, deputado Carlos Souza (PSD-AM) renuncia ao mandato

Derrotado nas urnas, o deputado Carlos Souza (PSD-AM) renunciou nesta quarta-feira (29) ao mandato na Câmara dos Deputados.

O comunicado foi lido em plenário pelo deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), que estava presidindo a sessão. Em sua carta, Souza afirma que decidiu renunciar "após profunda reflexão" por não ter sido reeleito nas eleições do início de outubro.

"Sinto-me desmotivado para continuar no exercício do cargo, preferindo deixar o mandato consciente da minha atuação amplamente reconhecida", disse.

"Por compreender o recado das urnas, não me sentiria confortável em permanecer mais esses meses sem corresponder às expectativas em mim depositadas pelo povo amazonense, a quem agradeço de coração a confiança e o carinho", completou.

Divulgação/Câmara dos Deputados
Dep. Carlos Souza (PSD-AM)
O deputado Carlos Souza (PSD-AM)

Carlos Souza estava no terceiro mandato na Câmara dos Deputados. Sua cadeira será repassada para Dr. Luiz Fernando (PSD).

Em 2015, a Câmara terá o maior número de novos deputados ao menos desde as eleições de 1998. Foram eleitos no início do mês 198 deputados que nunca exerceram mandato na Casa, o que corresponde a 38,6% do total de 513 parlamentares. Esse número superou o recorde anterior, que ocorreu nas eleições de 2006 com 37,6% de nomes novos.

Na série histórica disponibilizada pela Câmara, o último dado disponível se refere a 1998, quando houve a eleição de 35,7% novos parlamentares. No total, 56,5% dos deputados que têm mandato na atual legislatura foram reeleitos, o que representa uma taxa de renovação de 43,5% na Câmara a partir de 2015. Essa taxa inclui os 198 novos parlamentares e outros 25 que já exerceram mandato em outras legislaturas.

O resultado da eleição mostrou que 111 deputados não conseguiram se reeleger. Dos 401 que tentaram um novo mandato, 290 conquistaram novamente uma cadeira na Câmara.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: