Folha de S. Paulo


Gráfico do TSE mostra evolução na apuração dos votos e virada de Dilma

Um gráfico divulgado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostra a evolução minuto a minuto na apuração dos votos do país. A partir dos dados é possível ver o momento exato em que a presidente Dilma Rousseff (PT) ultrapassou Aécio Neves (PSDB), às 19h32, com 88,9% das urnas abertas.

No momento, Dilma alcançou 50,05% dos votos, ou 47.312422 em números totais e Aécio foi a 49,95%, com 47.224.291 votos.

Reprodução
Gráfico do TSE mostra evolução na apuração dos votos e
Gráfico do TSE mostra evolução na apuração dos votos e "virada" de Dilma às 19h32

A liderança inicial se deu uma vez que, devido ao horário de verão e aos fusos do país as votações foram encerradas em três horários diferentes.

Às 17h as urnas foram fechadas e se iniciou a apuração em Brasília, Goiás e nas regiões Sul e Sudeste, locais onde Aécio venceu as eleições.

A partir das 18h foi encerrada a votação no Nordeste, Pará, Tocantins, Amapá, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Com maioria no Nordeste, Dilma começou a subir na corrida presidencial.

Três Estados ainda tiveram as votações encerradas somente às 19h: Roraima, Rondônia e Amazonas. Por fim, às 20h, teve fim a votação no Acre.

De acordo com o TSE, Dilma foi eleita matematicamente às 20h27. A apuração foi encerrada definitivamente às 02h13 da madrugada de segunda (27).


Endereço da página: